6 anos
Bacharelado
Integral
Sistema PBL
Avaré/ SP
O Centro Universitário Sudoeste Paulista vem se destacando pela qualidade de ensino, pois apresenta um contínuo processo de evolução, por meio da crescente inserção de cursos, programas e serviços, a que tem se dedicado e causado importantes reflexos na comunidade acadêmica e na sociedade como um todo.
Desta forma, o curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista se compromete a ofertar um curso com qualidade acadêmica e relevância social, pautado pelas necessidades de saúde das pessoas e pela integralidade da atenção por meio de uma prática interprofissional, humanista e técnica, pilares estes considerados essenciais para a construção da cidadania.
O curso tem como missão estruturar modelos inovadores de formação médica que favoreçam a flexibilidade e diversidade, enfatizem premissas como a integração da teoria com a prática, pesquisa e ensino, e entre os conteúdos psicológicos, biológicos, sociais e ambientais do processo saúde e doença, além da inclusão precoce e responsável de estudantes nos serviços de saúde, por meio de ações formativas, como meio para construção do conhecimento.
O Curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista encontra-se em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina, aprovadas em 2014 e assim espera contribuir para formar um profissional mais realizado e mais seguro, adequado às necessidades da população e ao mercado de trabalho.
• Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela FMB-UNESP, área de conhecimento Nefrologia (2018 / 2023).
• Mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela FMB-UNESP, área de conhecimento Nefrologia (2018 / 2023).
• Residência Médica na especialidade de Clínica Médica e de Nefrologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, FMB-UNESP
• Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2012)
• Médico assistente da Disciplina de Nefrologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, responsável pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica do mesmo Hospital e supervisor do Programa de Residência Médica em Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu.
O curso de Medicina do Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP) tem como missão estruturar modelos inovadores de formação médica que favoreçam a flexibilidade e diversidade, enfatizem premissas como a integração da teoria com a prática, pesquisa e ensino, e entre os conteúdos psicológicos, biológicos, sociais e ambientais do processo saúde e doença, além da inclusão precoce e responsável de estudantes nos serviços de saúde, por meio de ações formativas, como meio para construção do conhecimento.
O processo ensino-aprendizagem é centrado no estudante, na inovação de metodologias de ensino, e enfatiza o estímulo às três aprendizagens básicas: o aprender a conhecer, que diferencia a era do conhecimento e da informação, e que deve ser contextualizada com a realidade e o perfil desejado do estudante; o aprender a fazer, exigindo habilidade para praticar o conhecimento, aplicando-o à realidade profissional e necessidades da população atendida; e o aprender a ser, adquirindo postura condizente com sua formação, competente para agir de forma assertiva nas diversas situações da vida.
O Projeto Pedagógico está pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina (Resolução nº 3, de 20 de Junho de 2014) e foi autorizado pelo Ministério da Educação através da portaria SERES/MEC Nº307 de 4 de Julho de 2024.
O exercício de aprender a aprender exige do estudante o papel de protagonista deste processo, demandando maior dedicação e comprometimento com a construção de seu conhecimento. As metodologias ativas de aprendizagem induzem o estudante e o professor a buscarem informações, trabalharem em equipe e em pequenos grupos, favorecem a análise crítica das fontes consultadas, desenvolvendo a habilidade de avaliação do estudante quanto ao crescimento individual e do grupo e proporcionam o reconhecimento da importância das relações humanas na construção do conhecimento, além de permitirem a articulação entre a universidade, o serviço e a comunidade, por possibilitar uma leitura e intervenção consistente sobre a realidade, valorizar todos os atores no processo de construção coletiva e seus diferentes conhecimentos, e promover a liberdade no processo de pensar e no trabalho em equipe.
O curso conta com um núcleo docente estruturante que tem trabalhado para a construção da matriz curricular e os módulos temáticos. Venha fazer parte desta história.
Seja muito bem-vindo!
Metodologias ativas
Compreendem diferentes formas de desenvolver o processo do aprender centralizadas no estudante e que objetivam:
– Aprendizagem baseada em equipes: O desafio de trabalhar em equipe, tornou-se o cenário motivador para Larry K. Michaelsen, que, no final da década de 1970, habituado a dar aulas para turmas pequenas, teve de ministrar aulas para uma turma de mais de 100 estudantes na Oklahoma University Business School. Com o intuito de evitar aulas teóricas meramente expositivas e demasiado extensas, ele distribuiu a turma em pequenos grupos e propôs diversas atividades sequenciadas. Ao final do semestre, ele constatou que a maioria dos estudantes assumiu responsabilidade pela própria aprendizagem e pela dos colegas de grupo, com bom aproveitamento de todos os envolvidos. A referida estratégia tem conquistado espaço na comunidade acadêmica por ser pedagogicamente baseada no construtivismo, que valoriza a responsabilidade dos alunos de trabalhar em grupos e estimula a aplicação do conhecimento adquirido na solução de problemas emergentes da realidade prática profissional. Seus objetivos são melhorar a aprendizagem e desenvolver habilidades de trabalho colaborativo por meio de estratégias como o gerenciamento de equipes de aprendizagem, tarefas de preparação e aplicação de conceitos, feedback constante e avaliação entre os pares.
– Problem Based Learning (PBL): criado em 1969 no Canadá, na Universidade McMaster, mas somente nos anos 90 ele passou a ser aplicado aqui no Brasil. Ele surgiu com base em estudos sobre o processo de aprendizagem dos adultos, e proporciona um ensino contextualizado. É uma metodologia vinculada diretamente a casos concretos, daí o fato de ser baseado em problemas. As problemáticas levantadas pelo professor são o ponto de partida desse processo de aprendizagem. Por ser centrado no estudante e ter caráter colaborativo, contextual, integrado e autodirigido, melhora desfechos educacionais promovendo um aprendizado mais reflexivo.
– Aprendizagem baseada na comunidade: tem como objetivo incorporar a comunidade e o ambiente na abordagem do ensino, identificando as necessidades da comunidade e possibilitando aprendizagem ao estudante a partir do serviço oferecido.
Componentes curriculares:
Faça UniFSP pagando muito menos por mês com o Pravaler, uma plataforma digital privada de financiamento. Faça uma simulação sem compromisso e receba uma proposta.
O FIES é um financiamento governamental que visa ajudar a pagar a mensalidade de cursos superiores. O programa é voltado a estudantes que atendam a determinados critérios de renda familiar e desempenho no ENEM.
O PROUNI é um programa do governo que concede bolsas de estudos integrais ou de 50% em instituições privadas. As chances de conseguir o benefício integral ou parcial estão atreladas ao desempenho no ENEM.